sexta-feira, 17 de maio de 2013

Não tome antibióticos sem receita médica!


Tomar antibióticos sem orientação médica é perigoso para a saúde. Eles são eficientes só quando usados por certo intervalo de tempo e na dosagem correta – o que apenas o médico pode determinar. Além disso, em certos casos, podem causar problemas ao organismo, que terão de ser diagnosticados e tratados pelo médico.
O uso irracional de fármacos, em especial a automedicação com antibióticos, é uma prática comum no mundo – segundo dados da OMS, (Organização Mundial da Saúde) dois terços dos antibióticos são usados sem prescrição médica em muitos países.
Estes medicamentos sem prescrição médica podem mascarar a doença, atrasar o diagnóstico ou mesmo prejudicar o seguimento médico. Pode igualmente associar-se a interações com outros medicamentos e desenvolver reações adversas.
O uso de antibióticos sem controle médico pode, também, levar à seleção de bactérias resistentes ao medicamento. Isso significa que um antibiótico pode não fazer mais efeito numa segunda utilização dificultando o tratamento de futuras infeções.
Entretanto, essa advertência vale para qualquer medicamento: apenas o médico pode dar a orientação correta para o tratamento de uma doença. Não tome medicamentos por conta própria ou por ter lido em algum livro, indicação de amigos ou página da internet.

Sua saúde depende de você!

Dica: Professora Maria Angélica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Lista de Aprovados Ensino Médio 2020 (provas 06, 07 e 08 de outubro) Adriana Borges do Amaral Camila Rita de Jesus Carlos Rodrigo Flesch Da...